Carros de Cinema
29/6/2006 16:05:00

Conheça os atores de Carros

Saiba quais são os modelos que a Pixar usou como base para os personagens do desenho animado que estreou nesta sexta-feira nos cinemas

FastDriver

Quem gosta de automóveis e cinema tem uma grande oportunidade de unir os dois assuntos num único programa. Entra em cartaz em todo o país amanhã o desenho animado “Carros”, mais uma produção da Pixar, empresa que agora faz parte da Disney. A animação computadorizada tem como tema um mundo em que os carros têm vida (lembrando o antigo desenho “Carangos e Motocas”) e pode ser assistido por “crianças” de qualquer idade, sobretudo quem conhece um pouco do mundo automobilístico, tamanha a quantidade de citações inseridas no filme.

A história gira em torno de Relâmpago McQueen, um carro de corrida que, entre uma etapa e outra, acaba parando numa cidadezinha perdida na Rota 66. Lá ele encontra o valor da amizade e do espírito de equipe e por aí vai. Mas como nosso assunto aqui não é cinema, resolvemos mostrar quem são os “atores” de “Carros” ou, melhor dizendo, quais são os modelos que a Pixar decidiu usar como base para os personagens.

Relâmpago McQueen

O protagonista da história é um dos poucos modelos que não existem. A Pixar diz ter se inpirado no Ford GT40 e Lolas de Nascar para chegar ao resultado final.

Mate

Confessamos que não encontramos exatamente qual o modelo que inspira o enferrujado guincho Mate. O modelo mais parecido que achamos foi uma picape Chevy 1955, porém, dá para notar algumas diferenças entre eles, começando pelos retrovisores.

Sally

A mocinha do filme foi, em compensação, um dos carros mais fáceis de relacionar, afinal a própria Pixar cita a origem: o Porsche 996 (911) de 2002. Com isso, deu para perceber como demora para se produzir um animação por computador. Na época em que foram definidos os personagens, ainda não havia sido lançada a nova geração do Carrera, portanto Sally ainda tem os faróis puxados do 911 antecessor.

Doc Hudson

Dublado por Paul Newman na versão em inglês (e por Daniel Filho em português), Hudson é um doutor na pequena cidade de Radiator Spring. O automóvel usado como base é justamente o Hudson Hornet 1951, um belo cupê, sem dúvida.

Ramon

Esse é para agradar aos fãs do low-rider. Bem apropriado para seu personagem, Ramon é um artista, responsável pelo “tuning” na cidade, mas que não tem clientes e acaba fazendo seu trabalho no próprio “corpo”, no caso um Chevy Impala 1959.

Flo

Proprietária do Café V-8, Flo é uma referência muito interessante aos projetos dos anos 50. Na verdade, trata-se de mais um modelo original da Pixar, mas que foi baseado nos salões Motorama, da General Motors. Essas exposições eram promovidas pela marca no território americano para mostrar protótipos futuristas que nem sempre viraram realidade. Hoje os conceitos acabam sendo mostrados nos salões de automóveis tradicionais.

Sargento

Esse é bem óbvio, um Jeep Willys 1941 da Segunda Guerra. Claro que seu personagem é patriota e disciplinado, mas tem como vizinho uma Kombi hippie, para dar um tom de humor.

Fillmore

A Kombi 1960, com suas cores psicodélicas, é um dos personagens mais curiosos do desenho. Faz o papel de naturalista e de crente em teorias de conspiração. Sabe-se lá se a Pixar não quis aproveitar o boom por combustíveis alternativos para citá-lo em Fillmore, que produz o próprio “combustível orgânico”...

Chick Murphy

Um sedã Buick Regal 1986 é o vilão de “Carros”. Corredor veterano, Chick Murphy acredita que depois de tantos anos como coadjuvante, chegou a hora de ele se o campeão.

O Rei

Valeu a homenagem da Pixar ao lendário modelo Plymouth Superbird 1970. Com sua enorme asa traseira, O Rei é o maior vencedor da Copa Pistão (Piston Cup, em alusão a Winston Cup, que foi a principal categoria da Nascar até 2003).

Guido

Uma empilhadeira com ares de Romisetta. Pois é esse o personagem Guido, que sonha em trabalhar em corridas e é fã da Ferrari – aliás, vai aqui uma curiosidade: uma F430 aparece no filme dublado em inglês por Michael Schumacher.

Luigi

Dono de uma loja de pneus, o italiano Luigi é fá de corridas também. A homenagem aqui é para o pequeno Fiat 500, o famoso cinquecento, minicarro que vendeu como nunca há algumas décadas e que foi ressuscitado pela marca recentemente.

Xerife

O velho policial é um Mercury 1949, modelo visto também no filme Cobra, de Sylvester Stallone. O Xerife, segundo a Pixar, abusou das rosquinhas no passado e anda acima do peso.

Mack

O belo e gigante Mack Super Liner de 1985 faz o papel de amigo de Relâmpago McQueen, transportando seus equipamentos entre os circuitos. A Pixar avisa que, devido ao seu tamanho avantajado, Mack aparece no desenho em tamanho reduzido.

Destaque de hoje
  • Alta Roda: Dilema rompido

  • guia de carros

    Pesquise veículos novos no site

    Fichas técnicas, equipamentos, desempenho
    • Por versão

    • Por valor

    • Preço mínimo
    • Preço máximo

    Ranking de vendas - Junho/10

    • 1
      Volkswagen Gol
      25423
    • 2
      Fiat Uno
      23163
    • 3
      Chevrolet Celta
      13915
    • 4
      Fiat Siena
      12253
    • 5
      Chevrolet Corsa Sedan
      12099
    • 6
      Fiat Palio
      11302
    • 7
      Volkswagen Fox
      11049
    • 8
      Fiat Strada
      10194
    • 9
      Ford Fiesta
      7440
    • 10
      Volkswagen Voyage
      7409