Preview
18/8/2005 11:02:00

Gol Geração 4 chega ao mercado

Carro mais vendido do Brasil ganhou visual mais moderno e agressivo

FastDriver

Em time que está ganhando se mexe, sim. O venerável Gol, carro mais vendido do país há quase duas décadas, ganhou uma nova geração, a quarta, segundo a Volkswagen. Mas, na prática, o modelo já teve tantas modificações que nem lembra a versão original de 1980. Essa é a grande curiosidade do Gol: se o visual mudou várias vezes, a mecânica permanece quase a mesma, exceto por novas tecnologias como injeção eletrônica, flex fuel e aparatos elétricos que surgiram nos últimos 25 anos.

A nova mexida no estilo do Gol foi guiada por dois aspectos. O primeiro foi ligar seu visual ao novo conceito de design da marca na Alemanha. Por isso, a frente do carro lembre muito alguns carros como o Polo e Passat alemães. A traseira também remete, nesse caso, às linhas vistas no Polo. Os vincos do capô, por exemplo, agora são para dentro, evidenciando o caráter esportivo. As lanternas, por sua vez, deverão agradar o público tuning, com parte da superfície ressaltada.

O segundo aspecto foi aproximar o Gol dos seus concorrentes, quase todos eles projetos novos, que privilegiam espaço interno e porta-trecos. Como não era possível mexer na parte estrutural, a saída foi suavizar o painel, agora mais claro e mais baixo. Os acionadores dos vidros ganharam um console na porta, saindo da horrível posição no centro do painel.

Para ganhar escala e reduzir custos, a VW aproveitou diversos componentes de outros modelos seus. Além de itens do Gol geração 3, o painel de instrumentos foi herdado do Fox, como também puxadores das portas e outros itens. O volante das versões superiores é do Polo. Ao menos, nesse carro, a montadora não teve a infeliz idéia de eliminar o porta-luvas. Pelo contrário, foi acrescentada uma prateleira para levar itens menores.

O compacto continua com preço semelhante (a partir de R$ 24 200) e motorização idêntica ao G 3: 1.0, 1.6 e 1.8 litro, todos Total Flex. Ah, e mais importante: a Volks acabou de uma vez não só com a versão Special (que ainda carregava o visual da geração 2) como também com a geração 3. Ou seja, o Special deixa de existir e o City 2 portas passa a ser o mais barato da gama.

Destaque de hoje
  • Carro mais veloz do mundo em versão banhado a ouro

  • Últimas notícias

    guia de carros

    Pesquise veículos novos no site

    Fichas técnicas, equipamentos, desempenho
    • Por versão

    • Por valor

    • Preço mínimo
    • Preço máximo